segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Sustentabilidade?!

Sustentabilidade. Essa é a palavra da vez.

Mas afinal, o que será essa tão comentada sustentabilidade?

Podemos defini-la como a recomposição dos recursos necessários para a manutenção da sociedade sob os aspectos culturais, sociais, ambientais e econômicos. Essa recomposição torna-se necessária em razão das contínuas agressões ao meio ambiente e até mesmo a sociedade.

Para ser efetivamente sustentável alguns requisitos devem ser observados, entre eles ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Nada mais justo já que, durante tantos anos, sucessivos ataques ao meio ambiente vêm alterando completamente nosso ecossistema, causando enormes modificações culturais, sociais, políticas, econômicas e ambientais.

Os ecossistemas precisam ser capazes de absorver e de se recompor na mesma medida em que são atacados pelo ser humano. Já percebemos que isso não ocorre e, a partir disso, é que surge a sustentabilidade ambiental.

Contudo, o ser humano tem o instinto de sempre transferir a culpa ao próximo. A responsabilidade pela sustentabilidade cabe a todos, das gigantes multinacionais ao solitário cidadão.

Sabendo de minha responsabilidade, estou sempre a procura de novas atitudes que possam ser integradas ao meu dia-a-dia e que estejam de acordo com a responsabilidade socioambiental.

Foi assim que encontrei o site do Projeto Planeta Sustentável. Lá é possível encontrar dicas e explicações que vão da reciclagem aos mais recentes projetos relacionados a “maneira sustentável de ser”.

E foi o Planeta Sustentável que me apresentou ao Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que no dia 08 de agosto lançou a campanha para o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é estimular a participação popular na melhoria da qualidade de vida, através do transporte, saúde pública, segurança, qualidade do ar, etc.

Essa campanha consiste em estimular a população a deixar seus carros em casa e chegarem a seus destinos de formas alternativas, seja de bicicleta, ônibus, metrô ou até mesmo “de camelo”.

O dia escolhido para a mobilização mundial foi 22 de setembro, porém é muito interessante que essas atitudes passem a ser habituais na vida dos cidadãos.

Essa iniciativa é muito mais do que uma simples mobilização popular pela melhoria no transporte público e das condições ambientais. Vejo também uma forma dos cidadãos cobrarem do Estado aquilo que lhes é de direito, respaldados pela Constituição Federal. Já que está na lei, deve ser cumprido e se não está sendo cumprido, deve ser cobrado.

Nosso prefeito Gilberto Kassab já assegurou o investimento nessa área e apóia a iniciativa dizendo que estimula os secretários e funcionários a não usarem seus carros no dia 22.

Então está combinado! Vamos caminhar mais, pedalar, fazer uso de transportes públicos ou até mesmo estimular a sociabilidade e oferecer carona. E se quiser saber mais é só passar pelo site do Movimento Nossa São Paulo e se inteirar das atividades.

3 comentários:

Soraia França disse...

Hum...que pessoa integrada com o meio ambiente, infelizmente não pude visitar os sites hoje, pois estou com presa, mas depois eu os vejo ta...to orgulhosa em amiga!!!

disse...

Eu, como sou uma utilizadora assídua do transporte público, estou pedindo socorro, literalmente. Mas as pessoas ainda não conseguiram perceber o que o uso excessivo de carros pode causar para a sociedade, além de trazer caos.

Pessoa muito humanista e pró-ambiente, essa Dona Cynthia.
Bem feito... Continue defendendo a natureza, quem sabe no dia que ela resolver se revoltar contra os "porquinhos" brasileiros, ela não te poupa... E suas amigas também.. hehe.

Na Inglaterra tinha um cartaz com essa mesma campanha... É nivel mundial?!

Anônimo disse...

É triste, mas é verdade! As pessoas só conseguem olhar para o próprio umbigo e não conseguem perceber o colapso mundial que está por vir.
Mas como eu costumo dizer, se cada um fizer a sua parte já ajuda um pouquinho. O interessante é fazer e mostrar o que está fazendo, assim você divulga a idéia! :p
A campanha é mundial Dna. Renata, por isso você viu lá "nas Europa"...hehe.